O Ginecologista é o médico que trata do organismo da mulher e de seu aparelho genital, fazendo o acompanhamento contínuo da saúde feminina.
Já a Obstetrícia é a especialidade médica que atua no cuidado das gestantes. O especialista acompanha todo o pré-natal, realizando exames clínicos e solicitando exames complementares e também é o responsável central pelo momento do parto.
A colposcopia é um exame ginecológico extremamente importante para avaliar o trato genital inferior feminino: a vulva, a vagina e o colo de útero. Algumas lesões podem ser encontradas e evoluir para complicações sérias. Por isso é importante realizar exames preventivos com frequência.
ORIENTAÇÕES E PREPARO:
PROCEDIMENTO
A colposcopia é um exame simples e rápido em que a mulher precisa ficar em posição ginecológica para que o procedimento seja realizado. Em seguida, o médico irá seguir as seguintes etapas para realizar a colposcopia:
ATENDIMENTO:
Para realizar a colposcopia, é recomendado que a mulher não tenha relação sexual pelo menos 2 dias antes do exame, mesmo que seja com uso de camisinha. Além disso também é importante evitar introduzir qualquer medicamento ou objeto na vagina, como cremes ou absorventes internos, e evitar duchas vaginais.